A EVO­LU­ÇÃO DE UM MODE­LO DE NEGÓ­CIO

A SOF­TIUM DECI­DIU FOCAR PAR­CE­RI­AS, INTEN­SI­FI­CAR VEN­DAS INDI­RE­TAS E APOS­TAR NO CRES­CI­MEN­TO DA EMPRE­SA

POR MELIS­SA LULIO

inques­ti­o­ná­vel que, even­tu­al­men­te, é pre­ci­so repen­sar uma situ­a­ção vigen­te. Isso vale para tudo: des­de os pró­pri­os hábi­tos até um mode­lo de negó­cio. Na era digi­tal, fato­res como o com­par­ti­lha­men­to de pro­du­tos, o sur­gi­men­to de algo­rit­mos e a ascen­são das redes soci­ais pro­vo­ca­ram empre­sas a ter um olhar crí­ti­co sobre seus cos­tu­mes e tra­di­ções: será que é real­men­te neces­sá­rio per­ma­ne­cer sem­pre na mes­ma rota?

   Mui­tas orga­ni­za­ções mos­tram que, em algum pon­to, é pre­ci­so mudar de cami­nho, mas sem per­der a pró­pria essên­cia – ou, na lin­gua­gem dos negó­ci­os, sem abrir mão do core busi­ness. A Sof­tium, empre­sa espe­ci­a­lis­ta em gera­ção de resul­ta­dos em con­tact cen­ters, dis­ca­do­res pre­di­ti­vos e solu­ções inte­gra­das de CTI e CRM, é um exem­plo nes­se sen­ti­do.

   Clau­dio Rober­to Peru­chi, Dire­tor de Negó­ci­os da empre­sa, expli­ca que o mode­lo de negó­cio está pas­san­do por uma trans­for­ma­ção nes­te ano. A prin­ci­pal mudan­ça é a apos­ta em focar um mode­lo de par­ce­ri­as estra­té­gi­cas, capa­zes de ampli­ar o alcan­ce da Sof­tium. “Por meio des­sa estra­té­gia, pode­re­mos nego­ci­ar com empre­sas de qual­quer tama­nho, de qual­quer local do Bra­sil”, diz. Hoje, a com­pa­nhia tem cli­en­tes em diver­sas par­tes do País, mas está con­cen­tra­da espe­ci­al­men­te em São Pau­lo e no Cea­rá.

   Na prá­ti­ca, a Sof­tium ofe­re­ce tec­no­lo­gia e ser­vi­ços a outras empre­sas par­cei­ras, rea­li­zan­do ven­das agre­ga­das. Natu­ral­men­te, esse é um mode­lo que faci­li­ta a expan­são – obje­ti­vo da com­pa­nhia nes­te ano. “Esta deci­são é resul­ta­do de um tra­ba­lho que fize­mos nos últi­mos dois anos”, expli­ca o exe­cu­ti­vo. A melho­ria dos pro­du­tos e a evo­lu­ção do mind­set da empre­sa, que ten­de a se tor­nar ain­da mais aber­ta para mudan­ças, são van­ta­gens que devem ser per­ce­bi­das com esse pro­ces­so.

   A área de ven­das não é a úni­ca bene­fi­ci­a­da por essa evo­lu­ção. Peru­chi expli­ca que o supor­te tam­bém pas­sa a ser fei­to por par­cei­ros locais – ou seja, há um ganho em velo­ci­da­de e na pre­sen­ça da empre­sa no coti­di­a­no dos cli­en­tes. A Sof­tium, por sua vez, fica res­pon­sá­vel de for­ma exclu­si­va pelo supor­te a ques­tões de segun­do e ter­cei­ro níveis.

DE OLHO NA SOF­TIUM

• É espe­ci­a­lis­ta em solu­ções para con­tact cen­ters: dis­ca­do­res pre­di­ti­vos, pla­ta­for­mas inte­gra­das de CTI e CRM

• Implan­ta fer­ra­men­tas de auto­ma­ção de aten­di­men­to com robôs e inte­ra­ção omni­chan­nel

• Está pre­sen­te no mer­ca­do des­de 1996

• O TAC­TIUM é sua prin­ci­pal linha de pro­du­tos, que con­ta ain­da com o Vali­da­fo­ne, para qua­li­fi­ca­ção de bases de núme­ros telefô­ni­cos