O cenário digital, que já era uma prioridade na transformação de empresas estabelecidas e parte do dna das startups, tornou-se vital para a sobrevivência dos negócios na pandemia do novo coronavírus. E, com isso, surgiu a urgência de líderes digitais nas empresas. Segundo Wilma Dal Col, diretora na sede brasileira da empresa global de recrutamento e seleção ManpowerGroup, este profissional tem a responsabilidade de influenciar, gerir e conduzir pessoas, principalmente no atual cenário dos times atuando de forma remota. “O líder deixa de ser alguém que compartilha tarefas, mas torna-se aquele que fala sobre propósito, sobre missão.”

Outro fator relevante é de coragem gerencial. É preciso ter mais ousadia, pois ele terá de tomar decisões importantes mesmo em um cenário incerto, com informações muitas vezes incompletas ou ambíguas”, alerta a executiva. Cornélia Daheim, futurista alemã e fundadora da Future Impacts Consulting, também aponta para novas atitudes que os líderes devem abraçar no futuro do trabalho. “Decisões de cima para baixo não estão mais funcionando. As meta skills (talentos que influenciam a melhora de outras habilidades) são essenciais para fazer isso acontecer. Redefina o seu papel e busque propósito, em vez de controle e hierarquia”, comenta.

Mas é possível desenvolver uma estratégia no atual cenário de incertezas e para o futuro próximo? Segundo Riel Miller, head de estudos futuros na UNESCO, a melhor estratégia é não ter uma. Ao contrário, aprecie a mudança e seja aberto para novidades ainda desconhecidas. O posicionamento aconteceu em junho, durante o Brazil Futures Summit, um dos mais importantes encontros de futuristas do mundo e que teve o Whow! como apoiador.
Esta adaptação comentada por Miller também é válida para os empreendedores no aguardado momento pós-Covid-19. Como avaliou a gestora do Business Hub da FAAP, Alessandra Andrade, ao portal, os negócios que vão sobreviver ao cenário de incertezas serão aqueles mais adaptáveis e com menor custo. Ela ainda entende que o desemprego acelerado pelo novo coronavírus vai aumentar a busca do brasileiro pelo empreendedorismo, como um modo de se adequar às novas relações de trabalho.

E alguns exemplos são as aproximadamente 21.000 Empresas de Alto Crescimento que existem no Brasil. Elas foram responsáveis pela geração de 70% dos novos empregos no Brasil e oferecem remunerações de, em média, três salários mínimos para os colaboradores. Os dados são de uma pesquisa recente da Endeavor.


Não perca a oportunidade de conectar-se à inovação nos negócios, por meio do Whow! Festival 2020. Os ingressos já estão à venda no site festival.whow.com.br.
Este ano, você encontrará dezenas de Palestras On-line, com mentes brilhantes internacionais e nacionais, Mentorias por Videoconferência, Visitas Criativas Digitais e Speed Datings, entre empresas, startups e investidores. Tudo isso nos dias 10, 11 e 12 de novembro no modelo 100% digital.
Quer saber mais sobre o evento ou os conteúdos da plataforma Whow!? Acesse whow.com.br e siga os nossos perfis nas redes sociais, através do @whowfestival.