
Vice-presidente de Operações e Transformação Digital na AeC
Celso Mateus Ramiro
A segunda onda da
transformação digital
A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL não é novidade, mas já vivemos sua segunda onda, que envolve não somente o pensamento ágil e a digitalização, mas, também, a otimização de processos com o auxílio da Inteligência Artificial e dos Robôs de Automatização de Processos (RPA). As empresas de negócios e tecnologia que saíram na frente e implementaram o uso desses recursos tiveram sucesso nos resultados, e a tendência é que cada vez mais outras façam o mesmo.
A acessibilidade à internet e aos dispositivos conectados, que impulsionaram a transformação digital, também modificou o perfil do consumidor, que ficou mais imediatista e exigente quanto ao atendimento. Além da comodidade de fazer sua consulta por onde preferir (chats de redes sociais, aplicativos das marcas, de conversa, entre outros), o consumidor agora quer resposta rápida, acessível e resolutiva. Nesse contexto, o RPA se tornou protagonista da segunda onda de transformação digital.
No primeiro momento, as empresas disponibilizaram canais mais práticos, como os já citados, mas precisaram automatizar processos manuais para absorver a demanda por diversificação, a fim de não desapontar o consumidor quanto à resolubilidade e à eficiência. Isso foi conquistado com a utilização de RPA.
Quando desenvolvido, na década de 90, o robô de automatização de processos funcionava apenas como um tipo de mapeamento de telas, mas obteve recursos de automação e script que definem os RPAs nos dias atuais, de acordo com a UiPath (empresa mundial de RPA).
Hoje, há softwares de RPA tão transformacionais que, na visão de Guy Kirkwood, Chief Evangelist na UiPath, podem ser comparados ao antigo Enterprise Resource Planning (ERP), um grande avanço nos anos 90. Esses softwares digitalizaram o fluxo de trabalho, além de processos burocráticos, como o cadastramento e a prospecção de novos clientes. Antes, em estruturas de servidor dentro das empresas e, hoje, na nuvem.
Assim como o ERP, o RPA já é um marco de otimização de processos. Aderir a eles é questão de tempo para qualquer empresa que desejar sobreviver ao contexto atual de tecnologia.