APRENDER, DESAPRENDER E REAPRENDER
ESSES FORAM ALGUNS DOS ENSINAMENTOS DO NEW RETAIL SUMMIT, EVENTO QUE REUNIU EXECUTIVOS BRASILEIROS EM SANTIAGO, NO CHILE, PARA TRÊS DIAS DE IMERSÃO E REFLEXÕES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO VAREJO
POR GABRIELLA SANDOVAL E JACQUES MEIR, DE SANTIAGO
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Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não saibam ler ou escrever, mas aqueles que não consigam aprender, desaprender e reaprender”. Foi com essa citação do futurista americano Alvin Toffler que Benito Berretta, diretor da Hyper Island, deu início ao New Retail Summit, evento que inaugurou o ciclo de Retail Meeting Days, do Grupo Padrão. Durante três dias, dezenas de varejistas e especialistas no tema se reuniram em Santiago, no Chile, para discutir as mudanças profundas do setor em todo o mundo. “Todos estamos no negócio de transformação. Homens, sociedades, empresas… todos se transformam diante de uma realidade direcionada por algoritmos”, disse Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão.
PEIXES FEDIDOS
Com o uso constante de simbologias, histórias, metáforas, ícones e rituais, a metodologia da Hyper Island tem o objetivo de incentivar a participação coletiva de forma leve e quase frugal. E foi isso o que aconteceu. Entre grupos de discussão, post-its, apresentações e dinâmicas dentro e fora de sala, os executivos puderam trocar aprendizados e repensar a respeito do papel dos seus próprios negócios.
Entre as metáforas usadas para falar sobre o medo dos varejistas hoje está a do “peixe fedido”, um ritual sueco que consiste em manter uma latinha de peixe guardada durante anos para simbolizar aquilo que deixamos apodrecendo conosco e tomando conta das nossas decisões. Medo de fracassar, incapacidade de se adaptar, perda de relevância, vulnerabilidade na gestão de dados e obsolescência foram alguns dos exemplos citados. O fato é que o varejo está vulnerável a uma série de vetores de mudança e parece um tanto desnorteado diante desse contexto.
O medo de mudar também é latente. Segundo Natalia Zimerfeld, coach da Hyper Island, nos envolvemos tanto no nosso cotidiano que nos deixamos levar pelos acontecimentos sem reflexões ou questionamentos. A alegria de perder coisas, produtos e momentos (JOMO, ou Joy of Missing Out), disse ela, talvez seja a melhor maneira de endereçar a mudança. Resta saber se estamos dispostos a nos desprender daquilo que nos trouxe até hoje para podermos viver o amanhã. Daí a importância de estar aberto ao inesperado. Um bom exemplo disso é o Fortnite, uma nova plataforma na qual a socialização acontece de forma mais intensa e engajada do que nas próprias redes sociais. Isso porque, ao conectar pessoas, o jogo também influencia a cultura popular. No ano passado, o concerto do Marshmello, personagem do Fortnite, reuniu mais de 10 milhões de jogadores no ambiente do game, a grande febre das Gerações Z e Alpha. Até coaches de Fortnite já existem para ajudar crianças a se desenvolverem por meio do game. O jogo é a representação perfeita de um mundo enxuto, ágil, que motiva as pessoas a aprenderem, desaprenderem e a reaprenderem rapidamente.
New Retail Summit: evento reuniu executivos de marcas como GPA, Habib´s, Privalia, Saint-Gobain, Hapvida, L´Oréal, Carrefour, Rede, Whirlpool, Le Postiche, Livraria Cultura e Kopenhagen
SOBRE SER CONVIDADO PARA A FESTA
Outra forma de lidar com essas transformações, segundo o antropólogo Tim Lucas, coach da Hyper Island, é entendendo que a forma como julgamos e interpretamos uma situação fala mais sobre nós do que sobre a situação. O coach mostrou o exemplo do Asda (supermercado da rede Walmart, no Reino Unido), que criou a “quiet hour” para atender consumidores autistas. Mencionou ainda o This Able, um case da Ikea em Israel que mostrou o esforço da varejista para adaptar móveis com um design inclusivo para pessoas com necessidades especiais. A conclusão do especialista é de que os avanços das tecnologias digitais não são capazes de substituir o verdadeiro sentido humano, tampouco tornar visível o invisível. Como diz Verna Myers, vice-presidente de Inclusão Estratégica da Netflix, “diversidade é ser convidada para a festa; inclusão é ser convidada para dançar”.
NEW RETAIL SUMMIT
CONFIRA, A SEGUIR, ALGUNS DOS APRENDIZADOS DEIXADOS PELA HYPER ISLAND AOS PARTICIPANTES DO NEW RETAIL SUMMIT:
√ APRENDA, DESAPRENDA E REAPRENDA. EM PLENO SÉCULO 21, ESSA CAPACIDADE É DETERMINANTE PARA INOVAR NOS NEGÓCIOS
√ LIBERE OS PEIXES FEDIDOS. NÃO DEIXE NADA GUARDADO. TRANSFORME-SE, DESFAZENDO-SE DAQUILO QUE NÃO PERMITE COM QUE SIGA ADIANTE
√ DESCUBRA, DEFINA, DESENVOLVA E ENTREGUE. NÃO ESPERE SEIS MESES PARA TESTAR ALGO. FAÇA EM MEIA HORA. ISSO VAI ABRIR SUA CABEÇA PARA TODAS AS POSSIBILIDADES
√ FAÇA CONEXÕES. APROVEITE AS CONEXÕES FORTES, MAS DEIXE QUE OUTRAS PESSOAS ENTREM EM SUAS REDES. ESSE É UM DOS SEGREDOS DO “FAZER MAIS RÁPIDO PARA APRENDER MAIS RÁPIDO”
√ BUSQUE PONTOS CEGOS. PROCURE A INOVAÇÃO COM QUEM NÃO É CLIENTE, USUÁRIO, PARCEIRO. ELES PODEM ILUMINAR O SEU NEGÓCIO
√ ENTENDA A SERENDIPIDADE. O MINDSET QUE NORTEIA A INOVAÇÃO É GUIADO, ENTRE OUTRAS COISAS, PELA CAPACIDADE DE ESTAR ABERTO PARA DESCOBRIR O INESPERADO
√ COMECE PELO “WHY NOT?”. UMA DAS LIÇÕES DEIXADAS PELA DIRETORA DE MARKETING DA NOTCO, STARTUP QUE CONQUISTOU JEFF BEZOS, FOI: PERGUNTEM SEMPRE QUAL É O WHY NOT DE VOCÊS. AFINAL, INOVAR É TAMBÉM ARRISCAR
NotCo: produtos à base de plantas com sabor e textura dos produtos de origem animal
A CHILENA QUE CONQUISTOU JEFF BEZOS
COM UMA MAIONESE QUE NÃO É MAIONESE, UM LEITE QUE NÃO É LEITE E UM SORVETE QUE NÃO É SORVETE, A STARTUP CHILENA NOTCO CONVENCEU O BILIONÁRIO JEFF BEZOS, FUNDADOR DA AMAZON, A INJETAR R$ 30 MILHÕES NO NEGÓCIO. CRIADA HÁ QUATRO ANOS PELO ECONOMISTA MATÍAS MUCHNICK, PELO CIENTISTA DA COMPUTAÇÃO KARIM PICHARA E PELO ESPECIALISTA EM BIOTECNOLOGIA PABLO ZAMORA, A EMPRESA USA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DESENVOLVER PRODUTOS À BASE DE PLANTAS COM O MESMO SABOR, CONSISTÊNCIA E TEXTURA DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. O LEITE, POR EXEMPLO, LEVA REPOLHO E ABACAXI EM SUA COMPOSIÇÃO. “QUEREMOS DEMOCRATIZAR O QUE É SAUDÁVEL. ISSO TUDO SEM ABRIR MÃO DO SABOR”, DISSE A BRASILEIRA LUÍSA MARCHIORI, DIRETORA DE MARKETING PARA A AMÉRICA LATINA DA COMPANHIA, DURANTE O NEW RETAIL SUMMIT.
Tim Lucas, antropólogo da Hyper Island: escola sueca de inovação prepara executivos e empresas para as mudanças do mercado