MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School of Creative Leadership
AS APOSTAS DO MAIOR
FESTIVAL DE CRIATIVIDADE PARA 2019
AS APOSTAS DO MAIOR FESTIVAL DE CRIATIVIDADE PARA 2019
AS APOSTAS DO MAIOR
FESTIVAL DE CRIATIVIDADE PARA 2019
MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School
of Creative Leadership
MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School
of Creative Leadership
“O melhor caminho para a liderança criativa é criar equipes com a maior diversidade possível; isso inclui tanto as pessoas que lhe influenciam quanto as que você empodera’’
No início deste mês, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou qual será o foco para a edição de 2019. O evento, que é uma das mais vibrantes arenas criativas globais, abordará temas como o valor da criatividade e storytelling, ética, confiança e diversidade. Nos mais diferentes palcos e nos momentos de networking, é possível conhecer as mentes por trás das grandes ideias: o pano de fundo ideal para se inspirar e aplicar insights nas estratégias de negócio e marcas.
Quando criamos o programa Cannes Creative Leaders em 2010, o grande sonho era transformar esse ambiente único em uma experiência de aprendizado expandida, unindo estratégia e liderança criativa à programação do festival. Esse objetivo foi alcançado e o programa evolui a cada ano. É muito positivo acompanhar, também, as transformações do Cannes Lions que, há mais de seis décadas, é o ponto de encontro de gerações de experts da Comunicação e do Marketing.
Compartilho, a seguir, algumas das minhas reflexões sobre os temas selecionados:
O VALOR DA CRIATIVIDADE
Com os avanços tecnológicos, especialmente em “Big Data”, fala-se muito sobre “Grandes Ideias”, que impulsionam negócios e transformam indústrias, e é natural que o valor de uma ideia criativa tenha se tornado algo nebuloso e de difícil mensuração. Para mim, a tecnologia apenas torna as ideias mais “testáveis”. Não tenho dúvidas de que o diálogo com consumidores é irreversível e positivo, assim como o poder do feedback e do olhar atento para entender quais são as paixões dos consumidores que os conectam com as marcas.
Produtos e canais evoluirão e se multiplicarão, mas ideias grandes e robustas serão sempre essenciais na construção de marcas. Ideias podem florescer a partir de dados, ou os dados produzidos podem sustentar ideias que surgem de nossa experiência profissional e intuição. Em vez de sufocar a criatividade, eu acredito que a tecnologia a amplia e gera inovação. Esse é o único modo de continuar evoluindo.
PRATICANDO A DIVERSIDADE
A promoção da inclusão e da diversidade é mais um grande tema do festival, que reconhece a necessidade de mais iniciativas neste campo. O melhor caminho para a liderança criativa é criar equipes com a maior diversidade possível; isso inclui tanto as pessoas que lhe influenciam quanto as que você empodera. Uma equipe com diversidade terá ideias e soluções que irão dialogar com uma parcela maior da sociedade.
CONECTANDO OS PONTOS EM CANNES
Vejo a programação do Cannes Lions 2019 como o reflexo de uma geração de criativos e marcas que desejam criar conexões genuínas com suas audiências, que ouvem suas demandas em vez de ditá-las e que geram experiências que melhoram o mundo onde vivemos. Estou ansioso para acompanhar tantos insights sendo colocados em prática, em Cannes, no próximo ano. Até lá!
“O melhor caminho para a liderança criativa é criar equipes com a maior diversidade possível; isso inclui tanto as pessoas que lhe influenciam quanto as que você empodera’’