
Manter a saúde física e mental dos funcionários é o desafio do momento para a maior parte das empresas. Se já não é nada fácil saber o que se passa na vida das pessoas, o trabalho remoto tornou o processo ainda mais complexo. Para driblar a situação, o digio, plataforma digital de serviços financeiros, controlada por Bradesco e Banco do Brasil, adotou uma série de iniciativas com o objetivo de promover não só a saúde mental, mas também física, social e até financeira de seus funcionários e familiares.
Dentre as ações estão: o acompanhamento de funcionários com sintomas da COVID-19, palestras sobre saúde mental e organização financeira, atualização de conhecimentos, além de festas temáticas e contação de histórias para os filhos dos funcionários. “Temos clareza de que estamos trabalhando por um mesmo objetivo que é a preservação da vida, porque cada vida importa, tanto a de nossos funcionários como a de seus familiares”, explica Beatriz Nóbrega, superintendente de Gente&Gestão e Customer Experience do digio.
As ações ajudaram, inclusive, a melhorar o engajamento entre as equipes. Uma prova de que essas práticas têm surtido efeito é o crescimento do número de funcionários que participam da reunião “Bom Dia Aquisição”, realizada diariamente para atualizar a equipe sobre os acontecimentos da empresa. “Atualmente, temos 247 funcionários. Antes da pandemia, em média, 45 participavam dessa reunião, hoje são 100. As pessoas percebem que o digio está preocupado com cada um e, de alguma forma, ao participar mais de nossas ações, elas estão retribuindo à empresa”, explica Beatriz.
Abaixo, listamos as principais iniciativas do banco para promover o bem-estar das equipes:
O digio passou a acompanhar de perto a saúde dos colaboradores que podem ter sido contaminados pela COVID-19. Quando o funcionário avisa que está com sintomas da doença, a empresa agenda uma consulta virtual com um médico e acompanha os passos seguintes, como o resultado do exame para detecção da doença e o estado clínico do funcionário. “Diariamente, alguém da área de Recursos Humanos entra em contato com o funcionário para saber o seu estado de saúde, além da equipe médica. Mantemos esse acompanhamento diário até a total recuperação”, comenta a executiva de Gente&Gestão. Além disso, em parceria com o Bradesco, a empresa disponibilizou um canal de atendimento psicológico por meio de um aplicativo, o OrienteMe, que funciona 24 horas por dia, para titulares e dependentes do plano de saúde. “O objetivo é que os funcionários tenham amparo psicológico a qualquer hora do dia ou da noite, seja porque estão convivendo com a doença, seja por qualquer outro motivo psicológico desencadeado por esse período tão desafiador para todos nós”, reitera Beatriz.

Outra medida foi a organização de palestras online sobre temas voltados para o equilíbrio emocional. “A ideia é oferecer orientação para que as pessoas saibam cuidar melhor da sua saúde mental”, comenta Beatriz. O banco também ofereceu por 60 dias o Gympass Wellness, que deu acesso gratuito a programas completos de bem-estar com atividades físicas online, meditação, terapias e orientação nutricional para todos os colaboradores, independentemente ou não da adesão ao benefício que já era oferecido. Além disso, para garantir que todos tivessem opções de bem-estar, aulas de ioga, meditação, dança e correção de posturas foram gravadas e disponibilizadas por meio da intranet. O digio também presenteou os funcionários com um voucher para a compra de uma cadeira que pudesse tornar o trabalho remoto mais confortável.
Levar ações já conhecidas dos funcionários no mundo físico para o mundo online, como happy hours mensais, o café com o presidente e os encontros temáticos, foi outra iniciativa. Nesse período de isolamento social, os funcionários tiveram a oportunidade de participar da noite do vinho, quando aprenderam as variedades da bebida e as combinações gastronômicas, e de uma noite de samba, com música ao vivo e ensinamentos sobre o surgimento do ritmo musical. Uma novidade foi a criação de iniciativas internas que aumentassem o engajamento entre os colaboradores em duas lives que o digio patrocinou: a do cantor sertanejo Gustavo Mioto e a do Festival João Rock. “Essas ações estimulam as pessoas a interagir umas com as outras, além de promover o relacionamento, a conexão e o engajamento do time”, lembra a executiva.
Com o objetivo de oferecer oportunidades de desenvolvimento, o digio também tem ajudado na capacitação dos funcionários a partir de parcerias com inúmeras instituições de ensino, além de oferecer palestras de diversos conteúdos sugeridos, inclusive, pelos próprios colaboradores. Recentemente, por exemplo, eles puderam aprender mais sobre os 11 segredos de gigantes da tecnologia, como Google, Facebook e Netflix.
A empresa também organizou palestras voltadas à saúde financeira familiar, como a importância de ter uma previdência privada. “Embora o digio esteja na contramão da maior parte do mercado e contratando pessoas durante a pandemia (mais de 10% do quadro foi contratado durante a pandemia), muitos familiares perderam o emprego e, por isso, optamos por estimular as pessoas a estudar o tema”, acrescenta Beatriz.
As iniciativas também envolveram as crianças. Para levar um pouco de descontração para os filhos dos funcionários durante o isolamento social, semanalmente, um funcionário voluntário dedica parte de seu tempo para contar histórias aos pequenos por meio da internet. “Em uma delas, mostramos de forma lúdica para as crianças o quanto somos responsáveis pela nossa própria diversão. Por isso, embora os pais possam ajudar, a criança é quem precisa descobrir com o que quer brincar. É um caminho para torná-las mais autônomas”, conclui a executiva.