
CEO DA OLOS
Paulo Godoy
Como a comunicação por texto entrou em nossas vidas?
AS PALAVRAS SÃO CÓDIGOS QUE EXPRESSAM nossos pensamentos, nossas vontades, nossas emoções. Com elas, podemos entender, expressar e conhecer tudo ao nosso redor.
É estranho, mas, fazendo um paralelo com o amanhecer da humanidade, primeiro veio a fala e depois a escrita. O mesmo ocorreu nos tempos atuais: primeiro veio o telefone depois o WhatsApp.
O telefone residencial, quando surgiu, era fixo. Naquele tempo, muita gente usava um orelhão para se comunicar com alguém que se encontrava num ponto fixo. Pensem: realizar a comunicação entre duas pessoas que não se encontravam em seus respectivos pontos fixos era como jogar tiro ao alvo – e num alvo móvel.
Depois veio o pager. Em seguida, vieram mensagens alfanuméricas limitadas, ditadas por telefone, e enviadas ao pager. Sigilo? Nenhum. A LGPD não vingaria nesta época.
Veio a universalização e a privatização das telecomunicações no Brasil. E, com esta mudança, o celular surge no Brasil de uma maneira intensa e mais acessível. A partir desta tecnologia, qualquer pessoa está ao alcance. Sem dúvida nenhuma um enorme avanço, apesar do custo elevado.
Depois surgiram o SMS, as redes sociais, o Orkut, Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram…
Hoje, não há como imaginar a interação entre pessoas sem a comunicação atemporal. Conquistamos a capacidade de nos comunicar de forma virtual simultaneamente com diversas pessoas e sobre os mais variados assuntos. É uma mudança de comportamento humano muito profunda e importante. Os humanos sem o seu celular, mesmo que momentaneamente, sentem-se perdidos.
E as empresas? Como se encontram nesta revolução de comportamento?
Elas precisam intensificar o emprego da tecnologia de comunicação adequada. É o único caminho. Robôs (bots), machine learning, deep learning, data lake, comportamento… tudo isso aplicado à comunicação fará com que a empresa consiga atender aos desejos dos seus clientes.
É um caminho sem volta. Prestar uma experiência de atendimento ao cliente melhor é valorizar o tempo, o fator mais importante de nossas vidas. Se a sua empresa não fizer isso, ela ficará no passado.