Patricia Santos
PERSONALIDADE

Foco em diversidade
étnico-racial

Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, destaca que a missão da consultoria, surgida do anseio pessoal de ver pessoas como ela nos processos seletivos, é reverter a desigualdade entre brancos e negros no mercado de trabalho

Por Luiza Vilela

Consumidor Moderno – QUAL É A IMPORTÂNCIA DE havER UMA CONSULTORIA DE RH INTEIRAMENTE DEDICADA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?

PATRÍCIA SANTOS – A mai­o­ria das empre­sas que deci­de valo­ri­zar a diver­si­da­de e a inclu­são sabe que esse pro­ces­so pas­sa pela trans­for­ma­ção de cul­tu­ra, e essa trans­for­ma­ção só acon­te­ce com a ges­tão das pes­so­as, ou seja, com a área de RH. A gen­te, como con­sul­to­ria de RH, tem essa exper­ti­se de falar com a área que tem a capa­ci­da­de e a com­pe­tên­cia den­tro das empre­sas de pro­por­ci­o­nar trans­for­ma­ção. Fora a impor­tân­cia de ser­mos todos negros e de enten­der­mos a lin­gua­gem tam­bém das desi­gual­da­des raci­ais que ocor­rem no Brasil. Conseguimos jun­tar a ges­tão das pes­so­as nas empre­sas com a impor­tân­cia de tra­ba­lhar esse tema com repre­sen­ta­ti­vi­da­de e, de ver­da­de, conhe­ci­men­to de cau­sa. Temos na equi­pe pes­so­as negras que são espe­ci­a­li­za­das em diver­si­da­de étni­co-raci­al com con­sul­to­ria de RH. 

CM – VOCÊ TEM NOTADO UM AVANÇO NAS CONTRATAÇÕES DE PROFISSIONAIS NEGROS?

PS – Tenho nota­do um avan­ço nas con­tra­ta­ções de pro­fis­si­o­nais negros, no últi­mo ano, prin­ci­pal­men­te depois da mor­te de George Floyd, pois gerou uma como­ção glo­bal mui­to gran­de. As pes­so­as pas­sa­ram a enten­der um pou­co mais o que é o racis­mo estru­tu­ral. Aqui na EmpregueAfro cres­ce­mos 200% de julho de 2020 até ago­ra, o que evi­den­cia isso.  

CM – COMO SURGIU a EMPREGUEAFRO?

PS – Eu sen­tia fal­ta de haver pes­so­as que se pare­cem comi­go ou com a minha famí­lia nos pro­ces­sos sele­ti­vos que eu mes­ma fazia. Comecei, de for­ma bem tími­da, a fazer pales­tras sobre empre­ga­bi­li­da­de e, depois de sete anos, trans­for­mei uma ini­ci­a­ti­va de um pro­je­to soci­al em um negó­cio soci­al, a pri­mei­ra con­sul­to­ria de RH com foco em diver­si­da­de étni­co-raci­al. Nem sabia que sería­mos os pri­mei­ros, mas temos esse pio­nei­ris­mo no mer­ca­do; aten­de­mos a mai­or par­te das empre­sas que inves­tem em diver­si­da­de. Termos esse reco­nhe­ci­men­to é mui­to gra­ti­fi­can­te.