» TELECOMUNICAÇÕES
DIGITALIZAÇÃO COMO MEIO DE APROXIMAÇÃO
Bastou dar início ao isolamento social para que o impacto do comportamento do consumidor fosse sentido pelas operadoras de telefonia. Logo nos primeiros três dias, houve um aumento médio de 40% no tráfego de internet banda larga fixa. O efeito é natural: a vida on-line se tornou indispensável para os indivíduos, especialmente nos últimos meses.
Nesse cenário, empresas como a Vivo mostram que estão um passo à frente. Há anos, a companhia investe no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e experiências personalizadas. Com a pandemia, tem incentivado ainda mais o uso de suas plataformas. “Acreditamos que os canais digitais dão autonomia, agilidade e praticidade para os clientes, que têm um comportamento cada vez mais digital e buscam respostas rápidas para suas necessidades”, comenta Fabio Avellar, VP de Experiência do Cliente da Vivo.
A conexão é essencial no momento em que vivemos. Tudo está conectado pela nossa rede e, mais do que nunca, estamos usando a tecnologia para aproximar as pessoas”
Fabio Avellar, VP de Experiência do Cliente da Vivo
A transformação digital também é realidade na Claro. Para auxiliar a conexão de seus clientes durante o isolamento, a companhia disponibilizou o aumento gradativo das velocidades da banda larga fixa e bônus nos planos móveis.
Além disso, passou a oferecer transmissões de lives de artistas para ajudar na arrecadação de doações, por meio de QR Code. A iniciativa tem parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). “A Claro tem apoiado várias iniciativas de cunho social, enfatizando nossa preocupação com a nossa sociedade, garantindo condições mínimas de qualidade de vida a toda a nossa população”, afirma Celso Tonet, diretor de Atendimento e Call Center da Claro.
A Oi, por sua vez, estabeleceu uma estrutura de gestão de crise com foco na continuidade dos negócios e deslocamento para trabalho remoto – cerca de 80% dos funcionários foram beneficiados por isso. “A experiência de três anos do programa de home office da Oi foi fundamental para permitir a agilidade no processo de adoção dessa medida”, explica Rodrigo Abreu, CEO. A migração ocorreu em pouco mais de uma semana.
ASSISTA À ENTREVISTA COM LUIS OTAVIO MARCHEZETTI, ENGINEERING DIRECTOR DA SKY BRASIL: