“O ENGAJAMENTO É REI”
Especialista internacional em solucionar problemas de marketing, Jamie Turner é um dos destaques do Congresso Nacional das Relações Empresa-Clientes (CONAREC)
POR MELISSA LULIO E GABRIELLA SANDOVAL
o longo dos anos, o CONAREC trouxe para o mercado os mais poderosos insights. Após apresentar o pós-consumidor, no ano passado, o evento propõe o desafio de engajar esse cliente tão ousado. Este ano, um dos keynotes é Jamie Turner. Além de palestrante e autor de best-sellers como How to Make Money with Social Media e Digital Marketing Growth Hacks, ele mantém um blog de negócios – o 60SecondMarketer.com –, visitado quase 2 milhões de vezes desde o seu lançamento. Ao logo de sua trajetória, Turner também ajudou marcas como Coca-Cola, AT&T e Holiday Inn a lidar com verdadeiros problemas de marketing e recebeu o prêmio Socialnomics Top 20 Speaker ao lado de Tony Robbins, Arianna Huffington e Richard Branson. Na mídia internacional, Turner colabora com os canais CNN e HLN, aos quais fornece insights sobre negócios, mídia digital e liderança. Ele lidera, ainda, uma organização sem fins lucrativos chamada School Bell Rings. A intenção, nas palavras dele, é “retribuir a um mundo que me deu tanto”. Confira, a seguir, a entrevista com o keynote.
CONSUMIDOR MODERNO – O QUE É ESSENCIAL PARA MELHORAR OS RESULTADOS DAS CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL?
JAMIE TURNER – O ponto de partida para qualquer campanha de marketing digital bem-sucedida é entrar na mente de seu cliente em potencial. O que é que ele está realmente comprando? Por exemplo, a Starbucks não vende apenas café; ela vende a experiência por trás da marca, e isso inclui o ambiente físico, a música, a equipe de atendimento e centenas de outros elementos. Então, o essencial a fazer quando você usa o marketing digital é começar a entender seu cliente e o que ele realmente está comprando.
CM – COMO GANHAR DINHEIRO COM AS MÍDIAS SOCIAIS? E QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE O FIM DOS “LIKES”?
JT — A mídia social é uma ferramenta que realmente faz tudo o que você faz no trabalho de marketing muito melhor. Em outras palavras, é uma excelente ferramenta de suporte para tornar as outras ferramentas mais difíceis. Mas, sou realmente a favor de ter menos confiança em likes. Concentrar muita atenção neles drena a alma.
CM – O CONTEÚDO É REI. VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? POR QUÊ?
JT — Na verdade, acho que o engajamento é rei. A diferença é que você pode ter um monte de conteúdo, mas, se as pessoas não se engajam com ele, não funciona. Então, o engajamento é rei, não o conteúdo, na minha opinião.
CM – QUAIS MARCAS ESTÃO FAZENDO UM BOM MARKETING NA SUA OPINIÃO?
JT — A Coca-Cola, a Apple e a Red Bull estão fazendo um excelente trabalho com suas campanhas de marketing em todo o mundo.
“Sou realmente a favor de ter menos confiança em likes. Concentrar muita atenção neles drena a alma”
CM – VOCÊ PODE MENCIONAR CAMPANHAS BOAS E RUINS RECENTES?
JT — A Pepsi sofreu com uma campanha feita nos EUA que contou com Kendall Jenner. Eles tentaram parecer empáticos em relação a um movimento cultural nos EUA, mas, em vez disso, não pareceram autênticos. No outro lado do espectro, a Red Bull continuou a fazer um excelente trabalho com suas campanhas em todo o mundo.
CM – QUAL É O SEGREDO PARA ENVOLVER OS CLIENTES?
JT — O segredo é fazê-los pensar que o conteúdo foi criado especificamente para eles. Quanto mais atinge um incômodo específico na vida das pessoas, mais envolvente o conteúdo será.
CM – VOCÊ PODE MENCIONAR ALGUMAS TENDÊNCIAS EM MARKETING?
JT — Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista são grandes e novas tecnologias que influenciarão o marketing nos próximos anos.
CM – QUAIS FERRAMENTAS SE TORNARAM INDISPENSÁVEIS HOJE EM DIA?
JT — Facebook, Instagram e LinkedIn (para empresas B2B) são indispensáveis. Tik Tok será indispensável no futuro.
CM – COMO SER MAIS PERSUASIVO NOS NEGÓCIOS E NA VIDA?
JT — O segredo para ser mais persuasivo é trabalhar em sua própria mentalidade primeiro e, depois, em suas habilidades. Com isso, quero dizer que todo persuasor de sucesso trabalha primeiro com pensamentos claros e intencionais e, depois, se preocupa com as habilidades que cercam esses pensamentos.