O NOVO JOB DE ANITTA
POR DIMAS RIBEIRO
“Nem adianta se perguntar como a rainha conquistou o trono. Já faz muito tempo que não sabem como”. Um dos trechos de “Atención”, um dos novos hits de Larissa de Macedo Machado, a Anitta, diz muito a respeito dela própria. Aos 26 anos, a artista coleciona recordes. O clipe de “Vai Malandra”, por exemplo, foi a melhor estreia brasileira na história do YouTube, com 8 milhões de visualizações em menos de oito horas. Ela também superou Shakira como a artista mais ouvida do mundo no Spotify, gravou com ícones como Madonna e Andrea Bocelli e subiu ao palco principal do Rock in Rio deste ano. Se não bastasse, a jovem nascida em Honório Gurgel, um bairro pobre da Zona Norte do Rio de Janeiro, acaba de se tornar head de Criatividade e Inovação da Skol Beats, uma das marcas da Ambev. Confira, a seguir, o nosso bate-papo com Anitta:
CONSUMIDOR MODERNO – QUAL É O MAIOR DESAFIO PARA SE TORNAR UMA EMPRESÁRIA DE SUCESSO?
Anitta – O tempo. É muito difícil conciliar o cronograma e determinar como me dedicar a cada coisa. Hoje, a maioria das decisões que eu tomo é pelo celular. A tecnologia facilita muito a comunicação e me ajuda a ter o controle da minha carreira de todos os lugares do mundo. No próximo ano, reduziremos os shows para que eu possa dar mais atenção aos negócios. Já atingi meus objetivos, como o da carreira internacional, e agora posso dedicar mais tempo a isso.
CONSUMIDOR MODERNO – VOCÊ REALMENTE PRETENDE SE APOSENTAR AOS 30 ANOS, COMO JÁ DECLAROU ALGUMAS VEZES?
Anitta – Não pretendo continuar cantando depois dos 30 anos. Mas vou me dedicar muito mais aos negócios e à minha empresa.
CM – COMO ENXERGA O MERCADO DO FUNK HOJE?
Anitta – O funk é um ritmo que se expande muito no Brasil e fora dele. Ganhou um respeito que antes não existia. É um ritmo brasileiro ganhando o mundo, e é um dos meus focos estratégicos quando falo de negócio. Agora estou muito empenhada em levar outro ritmo para o pessoal: o pagode baiano, algo novo para mim. Fico muito feliz nessa empreitada de representar o País.
CM – O QUE PRETENDE FAZER COMO HEAD CRIATIVA DE UMA MARCA DE CERVEJA?
Anitta – Eu e meu time sempre estamos abertos a novos desafios. Vou trabalhar como um auxílio de marketing e de novas ideias para um produto que já acho genial. Quero renovar características e reforçar ainda mais a identidade, algo que nunca fiz antes. Agora tenho um crachá; uma coisa que não colocava em meu pescoço desde quando era estagiária de administração em uma mineradora.
CM – QUE CONSELHO DARIA PARA QUEM BUSCA O SUCESSO PESSOAL E PROFISSIONAL?
Anitta – É importante dedicar-se muito, acreditar e não achar que tudo vai cair do céu. É preciso estudar muito também. Muitas pessoas veem minha carreira e imaginam que tudo foi fácil. Tive de estudar muito e, hoje, vários artistas fazem consultoria comigo. Eu gerencio a carreira deles através do meu escritório. No meu caso, foco sempre aprender, viajar, entender a cultura e as novas maneiras de se fazer negócio. Essa é a jornada que escolhi para me desenvolver e não desistir da caminhada.