MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School of Creative Leadership
O QUE PODEMOS APRENDER NA
RELAÇÃO COM NOSSOS CLIENTES?
O QUE PODEMOS APRENDER NA
RELAÇÃO COM NOSSOS CLIENTES?
MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School
of Creative Leadership
MICHAEL CONRAD
Presidente da Berlin School
of Creative Leadership
“Uma das principais lições que Zaidi conta ter aprendido é que não existe trabalho bem-feito sem um bom cliente que confie o bastante no trabalho criativo entregue para se deixar seguir por um caminho desconfortável”
A edição passada da revista Consumidor Moderno trouxe como matéria de capa a relação entre as marcas e os seus consumidores, mergulhando nos drivers que constroem vínculos mais duradouros, resistentes e persistentes em época de conexões cada vez mais voláteis e ofertas maiores, melhores e mais atraentes. Aproveitando o gancho, achei que seria relevante explorar aqui outra relação que também tem-se ressignificado ao longo dos últimos tempos, impactada por fatores semelhantes: a relação entre a empresa/agência e os seus clientes. Este foi o tema do nosso Cannes Creative Leaders Programme do ano passado, em que nos aprofundamos em tópicos como transparência, criação de valor e mudança no cenário das agências, entre outros.
Uma das participantes do programa foi Zehra Zaidi, diretora-executiva de Criação na Ogilvy Paquistão, que vem construindo uma carreira de sucesso com a Coca-Cola por mais de cinco anos. Ela compartilha conosco algumas das lições que considera fundamentais ter aprendido ao longo desta parceria:
CONFIANÇA E CRIATIVIDADE
Relações fortes são menos suscetíveis às inconstâncias e fomentam o trabalho criativo: Zaidi nos conta que uma relação construída na base da confiança mútua não apenas se torna a fundação para um bom trabalho em equipe como também faz com que os criativos se sintam mais empoderados para terem autonomia sobre o que criam e liberdade para desenvolver em parceria com o cliente.
NAVEGAR EM TEMPOS INCONSTANTES
A indústra criativa é movida pela mudança constante, o que pode causar incertezas e colocar muita pressão sobre o que os clientes devem priorizar. Zaidi diz que a maior mudança que ela tem percebido em seus clientes é a importância assumida pela tecnologia e a relevância do digital como meio. Este novo papel tem transformado a indústria drasticamente e a forçado a repensar caminhos e estratégias para ter maior alcance. “O desafio não se resume apenas a um formato, mas também exige mindset e abordagem diferentes para atingir a audiência”, ela diz.
ZONA DE (DES)CONFORTO
Uma das principais lições que Zaidi conta ter aprendido é que não existe trabalho bem-feito sem um bom cliente que confie o bastante no trabalho criativo entregue para se deixar seguir por um caminho desconfortável, certas vezes, e que seja provocativo e questionador, porque a confiança vem desta colaboração construída ao longo do tempo e da fé no que é feito em parceria. “Isso não exime as agências de fazerem a sua parte com pesquisas bem fundamentadas; mas cada vez menos se vê alguém dizendo ‘isso foi ideia minha’, e cada vez mais vemos trabalhos feitos em equipe e cocriados por todas as partes envolvidas no processo. É isso que chega a resultados”, ela diz.
Já estamos com a programação do nosso Cannes Creative Leaders Programme de 2020 e preço promocional de primeiro lote – Saiba mais em: https://www.berlin-school.com/cclp.
“Uma das principais lições que Zaidi conta ter aprendido é que não existe trabalho bem-feito sem um bom cliente que confie o bastante no trabalho criativo entregue para se deixar seguir por um caminho desconfortável”