OUSA­DIA PARA INO­VAR

   Todos nós sabe­mos que a ino­va­ção depen­de de pes­so­as, tec­no­lo­gi­as e incen­ti­vos. Sabe­mos tam­bém o quan­to é difí­cil encon­trar, em um País como o Bra­sil – 64º colo­ca­do no ran­king glo­bal de ino­va­ção em uma lis­ta com 126 eco­no­mi­as –, um ambi­en­te favo­rá­vel para algo que, em vez de incre­men­tal, seja radi­cal, dis­rup­ti­vo e entre­gue valor aos sta­kehol­ders.

   Mas, olhan­do para o ran­king que você con­fe­re em nos­sa maté­ria de capa, pode­mos obser­var que exis­tem empre­sas e empre­en­de­do­res dis­pos­tos a que­brar regras — caso de fin­te­chs como Sto­ne, Cre­di­tas, Trigg e Nubank, que sacu­di­ram o já con­so­li­da­do e até digi­tal­men­te madu­ro mer­ca­do finan­cei­ro. Temos ain­da empre­sas como o Quin­to­An­dar, um jovem uni­cór­nio que revo­lu­ci­o­nou a for­ma de alu­gar imó­veis, e tan­tas outras que vêm trans­for­man­do a rela­ção dos con­su­mi­do­res com as empre­sas e as pró­pri­as cida­des por meio, por exem­plo, de bikes, sco­o­ters e pati­ne­tes.

Olhan­do para o ran­king que você con­fe­re em nos­sa maté­ria de capa, pode­mos obser­var que exis­tem empre­sas e empre­en­de­do­res dis­pos­tos a que­brar regras”

   Esta edi­ção que você tem em mãos traz tam­bém as lições da Hyper Island a vare­jis­tas que acom­pa­nha­ram o New Retail Sum­mit em San­ti­a­go, no Chi­le; o tra­ba­lho pou­co conhe­ci­do da Inves­teSP, uma ini­ci­a­ti­va do gover­no que pres­ta con­sul­to­ria gra­tui­ta a empre­sas, empre­en­de­do­res e inves­ti­do­res, além dos melho­res insights do Can­nes Lions, con­si­de­ra­do o mai­or fes­ti­val de cri­a­ti­vi­da­de do mun­do.

   Espe­ra­mos que esta edi­ção, assim como o Whow!, um dos mai­o­res fes­ti­vais de ino­va­ção do País, que acon­te­ce no fim de julho, em São Pau­lo, sir­vam de ins­pi­ra­ção para que empre­sas, empre­en­de­do­res e men­tes inqui­e­tas con­ti­nu­em enxer­gan­do, no Bra­sil, um celei­ro para negó­ci­os que façam a dife­ren­ça na vida das pes­so­as.

Boa lei­tu­ra! Nos vemos no Whow!
Gabri­el­la San­do­val
Edi­to­ra-che­fe