SUSANN SCHRONEN
CEO da Berlin School of Creative Leadership
REINVENÇÃO DIGITAL:
TRÊS APOSTAS
ESTRATÉGICAS DOS CEOs
REINVENÇÃO DIGITAL:
TRÊS APOSTAS
ESTRATÉGICAS DOS CEOs
SUSANN SCHRONEN
CEO da Berlin School of Creative Leadership
SUSANN SCHRONEN
CEO da Berlin School of Creative Leadership
“Nem todos os modelos de negócio podem se tornar uma plataforma, porém é inevitável participar de uma plataforma ou de um ecossistema”
Há poucas semanas, como parte das atividades do módulo de julho de nosso MBA Executivo em Liderança Criativa, convidamos o C‑Level da IBM iX Europa para compartilhar os mais recentes estudos e práticas de inovação e disrupção tecnológica. Divisão global de serviços de consultoria e design da IBM, a IBM iX desenvolve projetos que conectam estratégia empresarial, criatividade e tecnologia para auxiliar empresas a se reinventarem perante a revolução digital.
Os dados são do maior estudo global de C‑suite e incluem informações de mais de 12.800 executivos da diretoria executiva, representando seis funções de C‑suite, 20 indústrias e 122 países. A pesquisa conta com respostas quantitativas e qualitativas e utiliza o Classificador de Linguagem Natural do IBM Watson para analisar respostas contextuais e verificar temas abrangentes.
Segundo a IBM iX, as três apostas estratégicas são: (1) a mudança para modelos de negócio plataforma, ou seja, um modelo que integra, de um lado, agentes econômicos que ofertam seus produtos, e, do outro, agentes interessados na compra desses produtos; (2) Inteligência Artificial para interpretar dados e colocá-los no centro da inovação e experiência do cliente e do consumidor; e (3) centralização de toda a expertise do negócio no fator humano. Nesse contexto, as prioridades demostradas por CEOs são:
• Nem todos os modelos de negócio podem se tornar uma plataforma, porém é inevitável participar de uma plataforma ou de um ecossistema. Hoje, a questão estratégica a ser respondida por qualquer empresa, incluindo o fator tecnológico nessa equação, é como maximizar valor e ampliar os efeitos e ganhos de escala de um ecossistema.
• Três papéis, em particular, trazem diferenciação única em plataformas e ecossistemas: os provedores de experiência especializados em criar e orquestrar experiências convincentes para clientes; especialistas em tecnologia focados em fornecer recursos tecnológicos cruciais para o sucesso da operação da plataforma; e, em um mundo no qual muitas organizações estão se distanciando do físico, os provedores de ativos especializados em fornecer a infraestrutura necessária para realizar fisicamente a promessa digital.
• A reinvenção digital depende de ações integradas, estratégicas e táticas para: (1) entender o ambiente, os objetivos e a dinâmica da plataforma ou do ecossistema; avaliar capacidades organizacionais internas; e identificar potenciais parceiros; (2) conceber formas de ser essencial para as atividades e os processos da plataforma, fornecendo capacidades únicas e diferenciadas, priorizando iniciativas de acordo com o potencial; e (3) inovar e evoluir o papel ou a proposta da sua organização na plataforma continuamente com ofertas que permaneçam cruciais, apesar da mudança de cliente, mercado ou imperativos do ecossistema.
Líderes criativos não apenas respondem e navegam pelas mudanças que se tornaram norma, mas as antecipam e potencializam. Com isso, minha reflexão final para vocês, leitores, não poderia ser diferente: qual é o estágio de reinvenção de sua empresa ou marca? E como seus líderes criativos utilizam a reinvenção como alavanca?
“Nem todos os modelos de negócio podem se tornar uma plataforma, porém é inevitável participar de uma plataforma ou de um ecossistema”