RUMO A 2020
POR ROBERTO MEIR
Os últimos anos foram bastante desafiadores para os brasileiros. Como nação, muitas famílias sentiram na pele as auguras do desemprego ou a perda dos seus negócios. Como já comentamos, em 2010, o PIB per capita do Brasil era de US$ 20 mil; hoje, é inferior a US$ 10 mil. Ou seja, em uma década destruímos valor de uma forma inimaginável. Diante disso, decidimos reunir, no fim de 2019, empresas e líderes que, mesmo diante de uma das piores décadas da história, conseguiram se sobressair. Afinal, essa é a nossa tônica: construir, semear o novo, descortinar, aplaudir e reconhecer quem se destaca e quem cria riquezas no País. Foi gratificante ver, em evento realizado no fim de novembro, dezenas de campeões da década – empresas e lideranças – serem reconhecidos pela magnitude de suas performances ao longo dos últimos dez anos.
Nessa despedida de 2019, lançamos um olhar otimista para o que está por vir. Esperamos que, em 2020, as empresas reajam a esse consumidor que está em constante evolução. E que consigam desvendar cada vez mais – e melhor – esse pós-consumidor impaciente com tudo o que lhe rouba tempo e que vive constantemente insatisfeito com serviços sem sentido. Sim, eles são e continuarão sendo um desafio para empresas, negócios e governos. Engajar o pós-consumidor é para os fortes. Por isso, nós, da Consumidor Moderno, fazemos questão de valorizar as empresas que mudaram para melhor nossa visão de mundo. Fazemos questão de aplaudir quem é exemplo; quem transpira e inspira. Há mais de cinco anos que o País se dedica a respirar pessimismo e a fazer da descrença um estranho combustível para os negócios. Economias e mercados só progridem e ganham vigor com o impulso da confiança. E já está mais do que na hora de olharmos para o futuro com altivez e confiança. Finalmente, o País acordou para a necessidade de compactar o Estado e seu alcance sobre as decisões individuais e das empresas. O ano de 2020 será o da afirmação de um País que exercita seus passos em uma trajetória na qual capacidade competitiva, ganho de produtividade e força inovadora são elementos cruciais para o desenvolvimento.
“O ano de 2020 será o da afirmação de um País que exercita seus passos em uma trajetória na qual capacidade competitiva, ganho de produtividade e força inovadora são elementos cruciais para o desenvolvimento”
As empresas brasileiras precisam assumir seu protagonismo como agentes de transformação e de geração de valor. Devem praticar a fé na liberdade econômica e na própria intensidade e vontade de competir para vencer no mercado interno e no exterior. Devem, sobretudo, criar condições para responderem às demandas de consumidores que detêm o poder de desconstruir negócios.
Estamos diante de um cenário econômico que dá evidentes sinais de melhora. Temos a inflação e os juros mais baixos da história. Este ano, o País gerou mais de 850 mil empregos. A proposta da reforma da Previdência foi, finalmente, aprovada. Precisamos, diante disso, aproveitar esse ciclo virtuoso na nossa economia para triunfar. Estamos diante de um novo tempo, no qual a competitividade passa a ser o pilar para alcançar resultados e não mais o apoio de governos a supostos campeões nacionais. Vencerão as mais inovadoras, competitivas e capazes de entender o consumidor em um processo intermitente de geração de valor. Ética, governança, agilidade e inovação são as premissas que definirão quem seguirá no jogo.
As tendências apontam para um novo entendimento do comportamento, das motivações e das atitudes do consumidor, que passa longe da definição de perfis demográficos e de renda. Os rótulos e enquadramentos perderam sentido. Há toda uma nova base de conhecimento que, a partir do próximo ano, irá modificar por completo as estratégias de gestão de clientes. Escrevemos, contamos e projetamos a evolução do consumidor desde 1995. Nossa alegria e entusiasmo é saber que mais essa nova história será contada na plataforma Consumidor Moderno em 2020, quando celebrarmos nossos 25 anos. Mas esse é um assunto para os próximos meses.