Serviços de TV por Assinatura ganham evidência na pandemia
Para facilitar a vida de clientes que estão em casa, a SKY desenvolve parcerias para ampliar conteúdos e intensifica o uso de canais digitais
Do mesmo modo que o isolamento social impactou negativamente diversos setores da economia, há segmentos que ganharam maior relevância na vida dos brasileiros, especialmente entre aqueles que passaram a ficar mais tempo dentro de casa. Este é o caso das TVs por Assinatura.
“Existe uma parcela muito grande de pessoas em home office e que procuram atividades de lazer que possam ser feitas dentro de casa. Com isso, o valor percebido em relação às soluções de TV paga aumentou substancialmente”, explica Gustavo Fonseca, vice-presidente de Marketing e Estratégia da SKY Brasil.
Além disso, no início da quarentena, o setor tomou uma decisão que aqueceu ainda mais a procura pela TV paga: a liberação gratuita de canais. “A indústria reagiu de forma muito positiva ao abrir os sinais, porque ninguém podia ficar sem televisão em um momento tão delicado. Nossa contribuição à sociedade foi justamente levar informação e diversão para a casa das pessoas”, reitera o executivo.
A iniciativa fez com que muitos clientes passassem a degustar canais que, até então, não tinham usufruído e, como consequência, a solicitar novos serviços. Entre março e julho, os acessos ao SKY Play, plataforma de streaming de filmes e séries, mais do que dobrou. “O consumo migrou de canais esportivos, por exemplo, para jornalismo, filmes e séries. Em muitos casos, foi a primeira vez que muitos clientes tiveram acesso a esse tipo de programação”, comenta Fonseca.
A empresa também intensificou as opções de autoatendimento. Dentre elas o uso do WhatsApp, que agora dispõe de mais 40 serviços, como a solicitação de segunda via de fatura e a consulta de canais contratados. “São projetos que já vinham acontecendo, mas a pandemia ajudou a acelerar. A partir de março, o uso do WhatsApp, por exemplo, mais do que dobrou em relação aos meses anteriores”, diz.
Em julho, a SKY também firmou parcerias com os aplicativos Play Kids, plataforma educacional de conteúdos e atividades para as crianças, e Skeelo, que permite baixar livros que estão em alta nos mercados nacional e internacional. Ambas as novidades estão disponíveis para assinantes de alguns dos pacotes oferecidos pela empresa. “Com as parcerias, conseguimos ampliar o leque de opções oferecidas para os clientes em categorias distintas.”
Para ganhar a confiança do consumidor, a empresa também fez uma parceria com a McAfee, empresa de segurança cibernética. O objetivo é que os clientes possam acessar as plataformas da SKY – seja por meio do computador, seja por meio do celular – sem receio de que seus dados fiquem vulneráveis. “Nada mais razoável do que promover maior segurança digital para que o cliente se sinta seguro no momento de usar os serviços”, conclui Fonseca.