“TECNOLOGIA SE TORNOU UMA CAUSA”
POR IVAN VENTURA

Para Orkut Büyükkökten, criador da rede social que levao seu nome, não adianta proibir o avanço da economia compartilhada; é um movimento sem volta
A decisão do Google de encerrar as atividades do orkut.com, em 2011, criou uma daquelas deliciosas ironias do destino. Milhões de saudosos fãs da rede social colocaram a boca no trombone no mundo virtual; no entanto, a maioria dos comentários não foi publicada no Orkut, e, sim, no Facebook, justamente a rede que arrebanhou os ex-orkuteiros. Fato é que o Google percebeu que era hora de virar a página. Orkut Büyükkökten, o engenheiro turco que criou o site ainda nos tempos de estudante da Universidade Stanford, concorda. Mas, segundo ele, a essência de sua antiga rede social — que reunia os usuários em comunidades — continua viva em sua mais recente empreitada: a Hello.
QUAL É A PROPOSTA DA HELLO?
Hello é uma evolução do Orkut, desenhada para o mobile, que manteve o conceito de reunir pessoas com interesses comuns em comunidades. Ela é muito diferente de outras redes sociais que não representam aquilo que as pessoas realmente querem e nas quais exibem apenas bons momentos, sem se conectar com o mundo real. Não à toa, a nova geração é extremamente insegura tanto na esfera on-line quanto off-line. Acredito que alguns tipos de engajamento não são saudáveis e criam isolamento social e depressão.
QUAIS OUTROS PROJETOS ESTÃO EM ANDAMENTO?
O robô precisa fazer as coisas de maneira rápida e isso não invalida a busca de uma jornada emocional. Se pudermos equacionar agilidade com empatia, com certeza iremos transformar a experiência em algo memorável e, dessa forma, criar um relacionamento de longo prazo com o usuário. No entanto, muitas empresas fazem exatamente o contrário. Elas oferecem uma experiência desagradável e isso impacta o valor da marca.
IRONICAMENTE, O PRESIDENTE DA TURQUIA PROIBIU A UBER E O BOOKING.COM. COMO O SENHOR VÊ ESSAS MEDIDAS DO SEU PAÍS?
Penso que é errado, pois estamos diante de um movimento que não vai cessar. Se impedir uma tecnologia, virá outra. A tecnologia se tornou uma causa.
RECENTEMENTE, ESTOUROU O ESCÂNDALO DO VAZAMENTO DE DADOS DE USUÁRIOS DO FACEBOOK. QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS?
As companhias compartilham dados públicos dos usuários em benefício próprio, visando objetivo financeiro. Gasta-se muito dinheiro com publicidade e promoção de conteúdo e, ao mesmo tempo, não há uma preocupação com a reputação. Infelizmente, isso tem facilitado a propagação de fake news. Por isso, defendo o prestígio em prol da boa reputação, algo que você conquista e não compra. Assim, se você é um contumaz propagador de fake news, poderá ser notado por um tempo, mas logo a sua reputação vai desaparecer.