Juliano Ohta, diretor-geral da
Saint-Gobain Distribuição Brasil
Telhanorte muda visual, abre lojas em bairros e amplia serviços
REDE BUSCA ATUAR EM TODA A JORNADA DE CONSTRUÇÃO E REFORMA
POR ERICA MARTIN
Telhanorte, rede de varejo da construção que pertence ao grupo francês Saint-Gobain desde 2000, anunciou uma série de novidades que começou a ser implementada em agosto. Além de mudanças na comunicação visual, como a logomarca e as fachadas dos estabelecimentos físicos, a empresa atuará com um novo conceito de loja, o “telhanorteJá!”, que é um homecenter de bairro, e irá aumentar o leque de serviços oferecidos nos estabelecimentos tradicionais.
A primeira loja da telhanorteJá! será inaugurada em outubro, na Vila Madalena, bairro localizado na cidade de São Paulo, e outras três unidades devem ser abertas até o fim do ano na capital paulista. Os estabelecimentos devem ter entre 250 e 400 m² e oferecer mais 3 mil produtos, que estarão fisicamente nas unidades. Os demais 37 mil itens da rede serão oferecidos com entregas expressas ou opção de retirada. Para dar suporte aos novos pontos comerciais, a empresa contratará cerca de 40 profissionais.
De acordo com Juliano Ohta, diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição Brasil, que contempla as bandeiras Telhanorte e Tumelero, rede do Rio Grande do Sul adquirida pelo Grupo em 2017, o novo modelo de negócios tem um potencial de crescimento expressivo.
“Nossa expectativa é de que, em três anos, possamos inaugurar 40 unidades nesse novo formato. É um modelo de conveniência, já consolidado no ramo alimentício, por exemplo, mas que agora chega ao setor da construção, com toda a infraestrutura de um homecenter completo e uma marca forte como a Telhanorte”, comenta.
Ligada a um novo conceito de varejo, que visa modificar o padrão tradicional de compras, a loja de bairro terá um formato diferente das convencionais. Não haverá caixa para validação e cobrança dos produtos, por exemplo. O vendedor registrará o pedido do cliente e efetuará o pagamento em qualquer lugar do estabelecimento, o que evitará filas e facilitará o fluxo do atendimento.
Além disso, o novo modelo ofertará toda a gama de produtos comercializados pela empresa, por meio do conceito conhecido como prateleira infinita, que é quando existe a integração dos estoques de toda a rede – seja física, seja virtual. Desta forma, o consumidor poderá comprar produtos comercializados por outros estabelecimentos da Telhanorte, mesmo que não estejam disponíveis no homecenter, e receber em casa.
Outra novidade é que, desde que os itens estejam disponíveis em estoque, a entrega de produtos comprados dentro das unidades de bairros está prevista para ocorrer em até uma hora, com a utilização de bicicletas elétricas. O cliente também poderá fazer o pagamento dos produtos em sua própria casa, já que as maquininhas de cobrança poderão ser levadas pelo entregador.
OBRA DO COMEÇO AO FIM
Dentre as novidades anunciadas pela empresa, que contemplam o objetivo de atender o consumidor do começo ao fim, está também o oferecimento de serviços voltados para construção e reforma.
“Com um consumidor cada vez mais antenado e a multicanalidade sendo um desafio constante no varejo brasileiro, a experiência de compra no ponto físico exige inovação e, por isso, a Telhanorte amplia seu leque com soluções completas”, explica o executivo.
O cliente que desejar alugar ferramentas, por exemplo, terá acesso a uma espécie de contêiner personalizado localizado na parte externa das lojas. No espaço, será possível fazer a locação de furadeiras, parafusadeiras, serras-mármore e marteletes. Além disso, a rede passa a oferecer a contratação de serviços, que podem ser adquiridos por meio da plataforma GetNinjas, em qualquer ponto da loja.
A empresa também destaca a área “Projete-se”, com uma equipe de projetistas, disponível nas unidades físicas, para clientes interessados em criar projetos de decoração. Para quem optar por criar um projeto digital, a rede dispõe do Arquiteto de Bolso, uma plataforma de arquitetura e design de interiores.
“Nosso propósito está muito claro: facilitar a obra para aumentar o prazer de sonhar, construir e curtir a casa. Portanto, a introdução destes serviços e outros que ainda virão materializam essa missão. A previsão é que, em médio prazo, todas as lojas da Telhanorte contem com todos os novos serviços”, comenta Ohta.
Dentro de um contexto de tornar a jornada do consumidor mais fácil, o cliente poderá rastrear a entrega dos produtos comprados pela internet e acompanhar o trajeto do caminhão até a sua residência. Além disso, a rede também está ampliando os pontos para retirada de produtos comprados pela loja virtual – serviço conhecido como Click and Collect.
“Esse formato, que dá conveniência ao cliente, já representa mais de 30% do volume de compras do e‑commerce”, reitera Ohta.