UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR
O MÉTODO DE DIGITAL WORKPLACE AMPLIA AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO REMOTO
POR MELISSA LULIO
ambiente digital mudou a forma como as pessoas se relacionam. Quem atua no relacionamento com clientes sente isso na pele. Porém, há um aspecto que nem sempre é tão destacado: o efeito desse ambiente nos funcionários. Conectados a todo o tempo, os indivíduos de hoje buscam a tecnologia também enquanto trabalham – e isso é positivo para todos os envolvidos.
De acordo com o relatório International Workplace Group, que tem como base entrevistas feitas com 15 mil profissionais no mundo, 85% perceberam aumento de produtividade utilizando ferramentas colaborativas entre a equipe. Além disso, 83% disseram que a flexibilidade é um fator importante inclusive na hora de optar por uma empresa para se trabalhar.
As organizações que estão atentas a essas mudanças de comportamento estão se adaptando às novas realidades, flexibilizando as jornadas e os horários e investindo em plataformas de colaboração e qualidade da entrega final de produtos ou serviços. Segundo Ana Viani, diretora de Vendas da Atos para a América do Sul, foram essas circunstâncias que inspiraram o conceito de Digital Workplace, que tem como base os pilares de mobilidade, comunicação e colaboração da equipe.
A TECNOLOGIA HOJE PERMITE QUE O TRABALHO REMOTO SEJA MUITO MAIS DO QUE O USO DE UM COMPUTADOR FORA DO ESCRITÓRIO
Na prática, como explica a executiva, muitas etapas de trabalho são facilitadas no processo, por exemplo, reuniões on-line por meio de ferramentas colaborativas, compartilhamento de mensagens e atualização de documentos on-line. “O Digital Workplace é adaptável ao perfil da empresa e do negócio, habilitando o colaborador na utilização das plataformas e das ferramentas colaborativas da maneira que mais lhe satisfaz e convém”, diz.
Ao contrário do que se imagina, a tecnologia hoje permite que o trabalho remoto seja muito mais do que o uso de um computador fora do escritório. Ana explica que mesmo em ambientes industriais, quando um equipamento apresenta problemas e é necessário um suporte mais específico, é possível iniciar uma sessão remota de suporte com acompanhamento técnico e orientação especializada, ganhando tempo e evitando custos adicionais.
Atenta a essa movimentação de mercado, a Atos atua com soluções que contemplam todos os passos no processo de transformação do ambiente tradicional para um Digital Workplace. A mudança melhora a experiência do colaborador com as tecnologias, criando um ambiente colaborativo, com soluções que vão desde consultoria de serviços, automações inteligentes e desenvolvimento de aplicativos até o suporte interativo e personalizado com modelos omnichannel e gestão do conhecimento