UMA SELEÇÃO PARA COFFEE LOVERS
O BRASILEIRO É O SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR DE CAFÉ DO MUNDO. SE FORMOS CONSIDERAR O CONSUMO PER CAPITA, SÃO SEIS QUILOS DE CAFÉ CRU E OUTROS 4,8 QUILOS DE CAFÉ TORRADO E MOÍDO POR ANO. PARA AJUDAR OS APRECIADORES DA BEBIDA A TORNAR ESSE RITUAL AINDA MAIS COMPLETO, CONVIDAMOS O BARISTA HUGO SILVA, CAMPEÃO DA COPA BARISTA – UM DOS MAIORES CAMPEONATOS DO TIPO NO PAÍS –, PARA LISTAR PRODUTOS E ACESSÓRIOS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NA HORA DE PREPARAR E APRECIAR A BEBIDA. CONFIRA:
Por Dimas Ribeiro
1 — É DE OURO!
O Gold Coffee Filter é um filtro de café com ouro 24 quilates. Sua superfície garante uma moagem um pouco mais grossa, o que favorece a extração dos óleos essenciais do café, conferindo à bebida mais sabor e aroma. O filtro de design parrudo ainda não está disponível no Brasil
Preço: US$ 35
shopau.coffeesupreme.com
2 — CAFETEIRA “GLOBINHO”
Produzida pela marca japonesa Hario, a Syphon Technica é uma versão modernizada da cafeteira sifão. No modelo, a água colocada no globo entra em contato com o cilindro do pó por meio da pressão de vapor, garantindo uma bebida de textura suave e pouco amargor
Preço: R$ 784
loja.cafeorfeu.com.br
3 — UMA CHALEIRA PROFISSIONAL
Em aço inoxidável e com um bico afinado, ou “bico de ganso”, a chaleira elétrica da marca americana Brewista controla melhor o fluxo da água na hora de coar o pó, além de permitir que o usuário defina o horário em que a chaleira alcançará a temperatura selecionada. Ele também pode programá-la para que desligue automaticamente e alterar a temperatura de Celsius para Fahrenheit com o apertar de um botão
Preço: US$ 100
www.mybrewista.com
4 — MOÍDO NA HORA
Preço: R$ 1.600
www.academiadocafe.com.br
5 — KIT DOS VIAJANTES
Outro equipamento que permite um preparo autêntico é o AeroPress Go Travel Coffee Press. Compacto, leve e perfeito para viagens, campings ou mesmo para o trabalho, ele garante um café fresquinho em apenas dois minutos, não importa o lugar. Vem, ainda, com um copo para apreciar a bebida
Preço: US$ 32
www.aeropress.com
6 — AMA CAPPUCCINO?
Nas cores preta, branca e vermelha, o batedor Aeroccino, da Nespresso, transforma o leite em uma espuma leve e aveludada. Para isso, basta encaixar o batedor com mola no interior do acessório, encher o jarro e ligar o equipamento. A sugestão da marca é que se dê preferência ao leite integral ou semidesnatado em temperatura refrigerada. No link www.nespresso.com/recipes/br/pt/nespresso-receitas.html, é possível encontrar algumas receitas com a espuma
Preço: R$ 265
www.nespresso.com/br/pt/
7 — CAFEZINHO A TIRACOLO
Fez aquele café especial e quer levá-lo para o trabalho ou até mesmo para um passeio? Com um design moderninho, a caneca térmica Smart Mug Jr., da Brewista, é feita com um vidro duplo que mantém o café quente sem aquecer a superfície externa
Preço: US$ 17
www.mybrewista.com
8 — CAFEZINHO ORIENTAL
A Hario V60 foi desenvolvida com base em um método japonês homônimo (V60), de 1941. O filtro, em formato de “V”, com linhas espirais e ângulo de 60 graus, facilita a expansão do pó no momento em que a bebida é coada. Apesar de o vidro do equipamento ser à base de borossilicato, material resistente ao calor, ele não deve ser levado ao fogo
Preço: R$ 138
www.cafestore.com.br
9 — EXATIDÃO É A PALAVRA
Com um cabo USB para a recarga da bateria, a balança eletrônica Brewista Smart Scale ajuda a pesar o café em gramas e libras com bastante precisão
Preço: US$ 90
www.mybrewista.com
10 — PASSADINHO NA HORA
Assim como a Hario V60, a cafeteira Chemex ajuda a preparar um café coado com mais qualidade. Seu filtro de papel grosso é dobrado em formato de cone. Depois de encaixado e aberto, ele forma uma parede tripla em um dos lados, o que faz toda a diferença. De quebra, a jarra, confeccionada em vidro, vem com uma alça de madeira polida e laço em couro
Preço: R$ 384
loja.cafeorfeu.com.br
11 — XÍCARA COM DESIGN
Cientificamente projetada para amplificar ou suavizar as notas de sabor do café, a linha “Excite & Inspire”, da Kruve, melhora a experiência sensorial por meio do formato dos copos. Com capacidade para 150 ml da bebida, o primeiro apresenta uma forma bulbosa que retém o aroma, suavizando a acidez e aumentando a doçura. Já o segundo, em uma forma estreita, concentra mais o aroma e aumenta a acidez
Preço: US$ 49,99
www.kruveinc.com
UMA SELEÇÃO PARA COFFEE LOVERS
O BRASILEIRO É O SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR DE CAFÉ DO MUNDO. SE FORMOS CONSIDERAR O CONSUMO PER CAPITA, SÃO SEIS QUILOS DE CAFÉ CRU E OUTROS 4,8 QUILOS DE CAFÉ TORRADO E MOÍDO POR ANO. PARA AJUDAR OS APRECIADORES DA BEBIDA A TORNAR ESSE RITUAL AINDA MAIS COMPLETO, CONVIDAMOS O BARISTA HUGO SILVA, CAMPEÃO DA COPA BARISTA – UM DOS MAIORES CAMPEONATOS DO TIPO NO PAÍS –, PARA LISTAR PRODUTOS E ACESSÓRIOS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NA HORA DE PREPARAR E APRECIAR A BEBIDA. CONFIRA:
Por Dimas Ribeiro
1 — É DE OURO!
O Gold Coffee Filter é um filtro de café com ouro 24 quilates. Sua superfície garante uma moagem um pouco mais grossa, o que favorece a extração dos óleos essenciais do café, conferindo à bebida mais sabor e aroma. O filtro de design parrudo ainda não está disponível no Brasil
Preço: US$ 35
shopau.coffeesupreme.com
2 — CAFETEIRA “GLOBINHO”
Produzida pela marca japonesa Hario, a Syphon Technica é uma versão modernizada da cafeteira sifão. No modelo, a água colocada no globo entra em contato com o cilindro do pó por meio da pressão de vapor, garantindo uma bebida de textura suave e pouco amargor
Preço: R$ 784
loja.cafeorfeu.com.br
3 — UMA CHALEIRA PROFISSIONAL
Em aço inoxidável e com um bico afinado, ou “bico de ganso”, a chaleira elétrica da marca americana Brewista controla melhor o fluxo da água na hora de coar o pó, além de permitir que o usuário defina o horário em que a chaleira alcançará a temperatura selecionada. Ele também pode programá-la para que desligue automaticamente e alterar a temperatura de Celsius para Fahrenheit com o apertar de um botão
Preço: US$ 100
www.mybrewista.com
4 — MOÍDO NA HORA
Preço: R$ 1.600
www.academiadocafe.com.br
5 — KIT DOS VIAJANTES
Outro equipamento que permite um preparo autêntico é o AeroPress Go Travel Coffee Press. Compacto, leve e perfeito para viagens, campings ou mesmo para o trabalho, ele garante um café fresquinho em apenas dois minutos, não importa o lugar. Vem, ainda, com um copo para apreciar a bebida
Preço: US$ 32
www.aeropress.com
6 — AMA CAPPUCCINO?
Nas cores preta, branca e vermelha, o batedor Aeroccino, da Nespresso, transforma o leite em uma espuma leve e aveludada. Para isso, basta encaixar o batedor com mola no interior do acessório, encher o jarro e ligar o equipamento. A sugestão da marca é que se dê preferência ao leite integral ou semidesnatado em temperatura refrigerada. No link www.nespresso.com/recipes/br/pt/nespresso-receitas.html, é possível encontrar algumas receitas com a espuma
Preço: R$ 265
www.nespresso.com/br/pt/
7 — CAFEZINHO A TIRACOLO
Fez aquele café especial e quer levá-lo para o trabalho ou até mesmo para um passeio? Com um design moderninho, a caneca térmica Smart Mug Jr., da Brewista, é feita com um vidro duplo que mantém o café quente sem aquecer a superfície externa
Preço: US$ 17
www.mybrewista.com
8 — CAFEZINHO ORIENTAL
A Hario V60 foi desenvolvida com base em um método japonês homônimo (V60), de 1941. O filtro, em formato de “V”, com linhas espirais e ângulo de 60 graus, facilita a expansão do pó no momento em que a bebida é coada. Apesar de o vidro do equipamento ser à base de borossilicato, material resistente ao calor, ele não deve ser levado ao fogo
Preço: R$ 138
www.cafestore.com.br
9 — EXATIDÃO É A PALAVRA
Com um cabo USB para a recarga da bateria, a balança eletrônica Brewista Smart Scale ajuda a pesar o café em gramas e libras com bastante precisão
Preço: US$ 90
www.mybrewista.com
10 — PASSADINHO NA HORA
Assim como a Hario V60, a cafeteira Chemex ajuda a preparar um café coado com mais qualidade. Seu filtro de papel grosso é dobrado em formato de cone. Depois de encaixado e aberto, ele forma uma parede tripla em um dos lados, o que faz toda a diferença. De quebra, a jarra, confeccionada em vidro, vem com uma alça de madeira polida e laço em couro
Preço: R$ 384
loja.cafeorfeu.com.br
11 — XÍCARA COM DESIGN
Cientificamente projetada para amplificar ou suavizar as notas de sabor do café, a linha “Excite & Inspire”, da Kruve, melhora a experiência sensorial por meio do formato dos copos. Com capacidade para 150 ml da bebida, o primeiro apresenta uma forma bulbosa que retém o aroma, suavizando a acidez e aumentando a doçura. Já o segundo, em uma forma estreita, concentra mais o aroma e aumenta a acidez
Preço: US$ 49,99
www.kruveinc.com
UMA PAIXÃO NACIONAL
O CRESCIMENTO DO MERCADO DE CÁPSULAS, A VALORIZAÇÃO, POR PARTE DO CONSUMIDOR, DE VERSÕES PREMIUM DO CAFÉ E A ABERTURA DE COFFEE SHOPS FAZEM COM QUE O MERCADO BRASILEIRO DE CAFÉS CRESÇA EM CONSUMO, QUALIDADE E DIVERSIFICAÇÃO
POR DIMAS RIBEIRO E JÚLIA MARIOTTI
Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, vem passando por um momento único de inovação, personalização e valorização das versões premium da bebida. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) é de que o mercado cresça 3,5% ao ano até 2021. Não é à toa. O brasileiro é o segundo maior consumidor de café do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos), com um consumo per capita de 6,02 kg/ano de café cru e 4,82 kg/ano de café torrado e moído.
A novidade é que os consumidores estão mais exigentes com relação à qualidade. Isso, segundo a ABIC, é fruto do maior conhecimento da população sobre cafés, suas características, suas diferentes formas de preparo, terroirs, regiões produtoras e premiações por qualidade. Em 2004, a associação criou um selo que certifica a qualidade das marcas, classificando o café por tipo (extraforte, tradicional, superior ou gourmet). O app “De olho no café” permite ainda, por meio do código de barras, saber se o produto é certificado e acessar informações como ponto de torra, sabor e aroma. Os cafés com selo de pureza custam, em média, R$ 17 o quilo, mas podem chegar a mais de R$ 56.
E o consumidor parece estar disposto a pagar por isso. O café tradicional, que em 2016 representava 91% dos produtos colocados no ponto de venda, hoje está na casa dos 81%. Já os produtos superior e gourmet, que antes somavam 9%, agora representam 19%. “A busca pela melhoria da produção incentivada pelo Selo de Pureza se transformou em algo permanente e impulsionou, inclusive, o surgimento de um portfólio variado de produtos que entraram no mercado no início dos anos 2000”, lembra Nathan Herszkowicz, presidente do Sindicafé.
A Octavio Café, por exemplo, afirma que a maioria dos seus consumidores procura por cafés diferenciados, com níveis de torra variados. “O objetivo da Octavio Café é ter uma gama de produtos que façam com que o consumidor conheça a marca através da intensidade que mais lhe agrade. Com isso, esperamos que ele se permita testar outros produtos da marca”, declara Ubion Terra, diretor-executivo da Octavio sobre a personalização possibilitada pelas linhas gourmet. A última novidade da marca foi o lançamento de uma linha de microlotes. “Em outubro, lançamos a versão para o varejo. Antes, o formato só existia em nossas cafeterias”, explica Terra. Com cafés em grãos, torrados e moídos, em cápsulas e coffee shops espalhados por São Paulo e Campinas, a marca acaba tendo contato com o consumidor em diversos momentos da sua jornada.
O BRASILEIRO É O
SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR MUNDIAL DE CAFÉ
ATRÁS APENAS DOS ESTADOS UNIDOS
ATÉ 2021, O CONSUMO DE CAFÉ DEVE ATINGIR
25 MILHÕES DE SACAS,
4 MILHÕES A MAIS QUE EM 2018
3,5%
É A TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO POR ANO, ATÉ 2021
Outra empresa que investiu nos cafés especiais foi a 3 Corações. “Os cafés especiais, orgânicos e gourmet foram lançados na década de 90”, lembra Pedro Lima, presidente da empresa. Mas foi só em 2017 que a marca ousou ainda mais, lançando os cafés especiais Santa Clara e Rituais. A 3 Corações trouxe também algo inusitado para o mercado de cafés: um DJ embaixador. Durante o Rock In Rio, maior festival de música do mundo, Alok lançou uma música oficial para a marca que traz como inspiração as batidas do coração. A faixa “Bring Me Life” tocou quando os consumidores escaneavam os QR Codes dos copos de café do festival. A aproximação com o público e os investimentos em diversificação fazem parte da estratégia da marca de sair à frente de concorrentes que, assim como ela, eram mais conhecidos pelo café solúvel.
E ela tem razão. Em junho deste ano, a Nestlé investiu R$ 300 milhões no lançamento de uma linha de cafés especiais: Nescafé Gold e Nescafé Origens do Brasil. Esta é a primeira vez em que a marca, famosa na categoria solúvel, entra no segmento de torrado e moído no Brasil. Para entregar ao mercado cafés que vêm de propriedades 100% certificadas das regiões da Chapada Diamantina (BA), de São Sebastião do Paraíso (sul de Minas Gerais) e de Serras do Alto Parnaíba (cerrado mineiro), a empresa trabalha com produtores locais por meio de um programa chamado “Cultivado com Respeito”, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de mais de 800 produtores, oferendo a eles capacitação e apoio técnico, assim como treinamentos presenciais em cooperativas e associações. “Com as novas linhas, queremos ampliar o conhecimento dos consumidores sobre todo o mundo dos cafés, desde o grão até a xícara”, destaca Roberta Savattero, gerente de Marketing de Nescafé. O objetivo, segundo ela, é mostrar o respeito que a empresa tem com o produtor. “Por isso, nossa preocupação de trazer a origem desse café, que estimula uma produção sustentável benéfica tanto para os produtores quanto para nosso negócio”.
“Para que o País cresça com café torrado e moído, precisamos de acordos econômicos bilaterais e da liberação da importação de cafés crus de outros países”
Ricardo Silveira, presidente da ABIC
Para Herszkowicz, do Sindicafé, essa autonomia dos produtores e a parceria deles com a indústria vem ajudando a fomentar o mercado de cafés especiais. “A melhor remuneração levou ao desenvolvimento de técnicas de plantio, colheita, secagem e benefício do grão, que evitam erros que estragam a qualidade do café”, diz. Hoje, os produtores do campo estão começando a direcionar suas negociações de forma direta sem dependência de intermediários. “Eles perceberam que o café especial pode garantir margens de lucro mais elevadas, levando-os a serem independentes dos preços internacionais das commodities”.
No Brasil, a Nespresso, também da Nestlé, implementou um programa que envolve mais de 2 mil fazendas, hoje responsáveis por mais de 30% de todo o café comprado pela marca no mundo. Uma equipe de 30 agrônomos presta assistência aos produtores e realiza visitas para auditá-los de acordo com aspectos ambientais, trabalhistas e de qualidade.
CÁPSULAS EM ALTA
Pioneira no mercado de cápsulas, a Nespresso passou a vender suas máquinas por aqui em 2006. Com o ineditismo e a praticidade, que acabaram conquistando de cara o consumidor, a marca investe continuamente em experiência. Este ano, por exemplo, lançou uma nova linha de produtos da marca Starbucks, incluindo grãos inteiros e grãos torrados e moídos, assim como as primeiras cápsulas Starbucks próprias para Nespresso e Nescafé Dolce Gusto. Além disso, oferece praticidades como entregas de bicicleta no mesmo dia e e‑commerce com a possibilidade de retirada em uma de suas boutiques.
Outro benefício da marca é o Nespresso & You, um “programa de lealdade” que classifica os consumidores de acordo com o consumo e a frequência. Para ser Connoisseur, por exemplo, é necessário ter até quatro anos de fidelidade ou comprar até 390 cápsulas por ano. Entre os benefícios estão frete gratuito para pedidos acima de dez caixas, masterclasses especiais nas boutiques e 10% de crédito extra na assinatura de planos anuais de cafés. “A inovação está presente na Nespresso desde sua criação. Nascemos com a ideia de permitir que qualquer pessoa prepare uma xícara de café igual à de um barista profissional, tudo isso ao toque de um botão. Com nosso produto, redefinimos a maneira como milhões de pessoas degustam café em todo o mundo”, declara Marcos Bogo, CRC Operational Manager da empresa.
Para o executivo, para que as marcas se mantenham competitivas, é preciso que elas olhem para todos os tipos de apresentação do café. “Com um consumidor cada vez mais exigente, enxergamos um mix cada vez maior de diferentes formatos de café. Atualmente, 60% dos consumidores da classe AB já acessam até três formatos de café dependendo da ocasião de consumo: torrado e moído, solúvel e cápsulas por exemplo”, revela Roberta Savattero, gerente de Marketing de Nescafé.
A Orfeu é outra marca que aposta na diferenciação por meio da oferta de cafés premium, sejam eles em grãos, em cápsulas, torrados ou moídos. Todos os produtos são plantados, colhidos, secos, torrados e embalados dentro das suas propriedades nas cidades mineiras de Botelhos e Poços de Caldas e em São Sebastião da Grama, em São Paulo. “A estratégia da Orfeu para conquistar o mercado de cápsulas é se diferenciar por qualidade, frescor e inovação. Todos os nossos cafés pertencem à categoria especial”, diz José Renato Gonçalves, CEO da empresa. Ele destaca que um dos segredos do sucesso da marca é estar atenta às tendências e às demandas dos consumidores. “Recentemente, lançamos a nossa linha ‘Drip Coffee’, um café em porção individual que é filtrado diretamente na xícara”, conta. Assim como a Nespresso, a Orfeu também oferece clube de assinatura de cafés e um e‑commerce com cafés, produtos e acessórios premium.
Apesar do crescimento, o mercado de café em cápsulas ainda representa uma pequena fatia de mercado (0,9%), com expectativa de atingir 1,1% até 2021. Para a ABIC, uma maior disponibilidade de cápsulas e preços mais acessíveis podem contribuir para o crescimento da categoria. “O consumo de café em cápsulas tem crescido continuamente em todo o mundo e no Brasil pela praticidade, conveniência e alta qualidade”, diz Ricardo de Souza, presidente da ABIC.
Atenta ao desenvolvimento do segmento no País, a associação desenvolveu, em 2016, um programa de certificação específico para avaliação do café em cápsulas. Com ele, pretende oferecer à indústria uma avaliação global do produto, considerando características como cor, brilho, persistência e consistência, assim como amargor, adstringência, corpo, sabor e intensidade da bebida em uma escala de 0 a 10 (do mais suave ao mais forte). A avaliação também considera características físicas, como peso do café e ponto de torra. No site da ABIC, é possível encontrar uma lista com as marcas de cafés em cápsula já certificadas – entre elas, Orfeu, Expressus e Mazzi.
O MERCADO EM ONDAS
Uma pesquisa feita pela ABIC, em parceria com a Euromonitor, classifica a evolução do mercado de café
1ª ONDA:
VENDA MASSIVA DE CAFÉ
No início do século 20, o consumidor não se preocupava com a origem e a qualidade do grão. O objetivo da ingestão do café estava mais ligado aos seus efeitos, como aumento da concentração e energia. Neste período, surgem as primeiras técnicas de fabricação para ênfase do sabor
2ª ONDA:
COFFEE SHOPS
As lojas especializadas revolucionam a maneira de beber café. O consumidor passa a ter acesso a experiências e variedade de grãos e começa a perceber os diferentes aromas e variações da bebida. Um público mais jovem é atraído por esse mundo. Surgem os primeiro baristas
3ª ONDA:
CAFÉ ARTESANAL
Esta onda indica o momento atual do mercado de café no Brasil. É marcada, principalmente, pela produção artesanal, na qual pequenos torrefadores começam a promover suas marcas regionais. Surgem os cafés exclusivos, vindos de microlotes e perfis de torra única. “O público da terceira onda tem interesse em diversidade, qualidade, novos métodos de preparo, além de se preocupar com a origem do produto e a sustentabilidade na hora da produção”, explica Ricardo Silveira, presidente da ABIC
4ª ONDA:
INOVAÇÕES EM TODO O LUGAR
Representa o que o mercado espera para o futuro do café. Entre as tendências estão a reinvenção do café como bebida e a venda de marcas da terceira onda
VOCÊ SABIA?
Com exceção de cafés industrializados, principalmente em cápsulas, como Nespresso e Illy, o Brasil não pode importar grãos de café verde para produzir blends. Isso significa que quase 100% do que se consome em território nacional é produzido aqui. A proibição da importação de grãos crus se deve a razões fitossanitárias, com o objetivo de evitar que pragas e doenças afetem a produção local.
EXPORTAÇÕES EM ALTA
Assim como o consumo interno, que só cresce, as exportações de café também vão de vento em popa no Brasil. O volume de café exportado de janeiro a setembro deste ano apresentou um crescimento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado – a melhor performance dos últimos cinco anos segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Um dos fatores que contribuiu para esse crescimento foi o aumento de 28,4% das vendas para os dez principais importadores de café brasileiro, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Japão, Bélgica e Espanha.
Mas, apesar de o Brasil ser o maior exportador de commodities do mundo, para o presidente da ABIC, Ricardo Silveira, a exportação de café torrado e moído tem muito potencial de crescimento. O desafio neste momento, diz ele, é justamente fomentar a exportação de produtos de maior valor agregado. “Para que o País cresça com café torrado e moído, precisamos de acordos econômicos bilaterais e da liberação da importação de cafés crus de outros países. Só assim teremos blends (mistura de grãos) adequados para cada país importador. Isso poderia ser feito por drawback (isenção ou suspensão do imposto de importação)”, diz Silveira. O fato é que, se depender da preferência do consumidor e dos esforços aplicados por produtores e pela indústria na cadeia produtiva do café, a bebida conquistará cada vez mais o coração dos consumidores no Brasil – e no mundo.
“Com nosso produto, redefinimos a maneira como milhões de pessoas degustam café em todo o mundo”
Marcos Bogo, da Nespresso
5 TENDÊNCIAS PARA O MERCADO DE CAFÉS
A seguir, as perspectivas da ABIC para o setor nos próximos anos
MERCADO EM ALTA
O consumo de café deve atingir 1,2 milhão de toneladas até 2021 (25 milhões de sacas de 48 kg), registrando uma taxa média de crescimento de 3,5% ao ano
TRADICIONAIS NÃO PERDERÃO A VEZ
Apesar da tendência de premiunização, o consumo de café no Brasil ainda caminha rumo a produtos com preços acessíveis e ampla disponibilidade no varejo. Preço ainda é fator determinante na hora da compra
CÁPSULAS EM DESACELERAÇÃO
As cápsulas devem manter o crescimento de dois dígitos, mas é possível que sofram uma desaceleração na medida em que consumidores se habituarem a diferentes e requintadas formas de consumo e preparo, dentro e fora de casa
COFFEE SHOPS EM SINTONIA COM OS MILLENNIALS
O hábito de consumir cafés em coffee shops seguirá crescendo. Isso porque, segundo a ABIC, os jovens estão atentos às novas tendências de consumo de café e o ambiente descolado e informal desse tipo de estabelecimento os atrai
MIX VARIADO
Para atender o consumidor e às suas novas demandas, fabricantes devem seguir promovendo a ampliação de seu portfólio em canais como supermercados. Eles seguirão concentrando grande parte das vendas
EXPERTS EM CAFÉ LISTAM AS DEZ MELHORES CAFETERIAS DE SP
Veja a lista completa em www.consumidormoderno.com.br