Nos últimos anos, o veículo individual foi substituído, em grande medida, pelo uso de serviços de economia compartilhada, como Uber, ou até mesmo por recursos como patinetes elétricas. Além disso, aplicativos como o Moovit e Cadê o Ônibus? facilitaram a utilização do transporte público. A chegada da pandemia de COVID-19, contudo, mudou a vida que conhecíamos – impactando, inclusive, as formas de locomoção. Prova disso é que, de acordo com um estudo realizado pela Capgemini, 35% dos consumidores consideram comprar um veículo ainda neste ano. A pesquisa foi feita com 11 mil pessoas em 11 países.
Diante dessa tendência, diferentes segmentos de mercado são beneficiados – desde o de montadoras até aqueles que desenvolvem tecnologias e serviços que tornam mais fluida a experiência de dirigir, estacionar, viajar. É o caso da Veloe, unidade de negócios do Grupo Alelo, do Banco do Brasil e do Bradesco, focada em pagamento eletrônico e mobilidade urbana. A marca fornece um adesivo que, acoplado ao automóvel, permite a passagem sem parada em pedágios e cancelas de estacionamento.
Atualmente, a empresa já está presente em 320 estacionamentos e em todas as rodovias pedagiadas do País, e a expectativa de expansão é grande, como conta o executivo responsável pela Veloe, Marcelo Costa. “Diversas rodovias vão começar a passar por um processo de concessão e vamos ter mais potencial de aumento a partir disso”, diz. Além disso, ele prevê a diversificação de uso – por exemplo, para postos de gasolina. Ainda assim, explica que, neste caso, a solução precisa ser escalável.
É fato que alguns novos comportamentos do consumidor serão positivos para o modelo de negócio da Veloe. Isso não quer dizer, porém, que a empresa não precisou se adaptar para manter a performance no período de isolamento social. Como destaca o executivo, o fato de ter nascido digital facilitou a adaptação da Veloe. “Ainda temos equipes de vendas em pontos físicos, como postos de gasolina, postos do Departamento de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) e pedágios, mas, praticamente, criamos a vida de adesivos pelo meio digital”, revela.
A Veloe está aproveitando esse período de diminuição de fluxo nas rodovias também para organizar a plataforma para os lançamentos que ocorrerão no segundo semestre de 2020. Entre as inovações que estão previstas, o CEO conta sobre a criação de soluções para motociclistas. Trata-se de um serviço que depende também da liberação do órgão regulador – e a companhia está trabalhando conjuntamente para que isso seja possível.